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Whatsapp business: Saiba como usar o whatsapp marketing para negócios imobiliários

Rafael Cruz
Escrito por Rafael Cruz
Whatsapp business: Saiba como usar o whatsapp marketing para negócios imobiliários
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O aplicativo WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para ajudar durante o processo de negociação.

Realizar, fechar negócios por meio do WhatsApp Business é uma grande novidade no mercado imobiliário. Com o avanço da tecnologia, os meios de venda se modificaram, assim facilitando e aproximando os clientes, auxiliando na prestação de serviço e trazendo informações com agilidade. Muitas novidades surgem no mundo virtual e é necessário não ignorá-las, sempre se manter informado e atualizado sobre as mudanças.

Na utilização do WhatsApp Business pode-se encontrar várias vantagens, sendo elas: o aplicativo gratuito, aproximação com o cliente, personificação do contato, aumento do engajamento, agilidade em informações e entre outros. Vender imóveis pelo WhatsApp é uma solução viável e de alto retorno, claro que quando a estratégia é bem desenvolvida e aplicada de maneira certa se tem ótimos resultados.

Como sabe-se existem algumas diferenças entre o WhatsApp comum, que é usado no dia a dia das pessoas de forma informal e o WhatsApp Business, que tem seus recursos extras para as empresas e funcionários. O WhatsApp Business conta com mensagens rápidas, que são mensagens personalizadas, de boas-vindas ou de agradecimento, e se o proprietário não estiver disponível no momento, automaticamente, enviará este tipo de mensagem avisando que logo será atendido. O perfil do WhatsApp também disponibiliza o endereço da empresa, site oficial, e-mail, horário de atendimento, sendo assim uma espécie de cartão de visita para os clientes. Contando também com a métrica, é possível acompanhar e ajudar a ver quais mensagens tiveram mais alcance, o número de mensagens enviadas e quais foram abertas e lidas, e ainda dispondo de um gráfico que ajuda a traçar estratégias de marketing. E por último as etiquetas, que auxiliam na hora do corretor diferenciar cada conversa, etiquetando e destacando os clientes que possuem negociação pendente, pagamento em aberto e entre outros aspectos. 

É importante ressaltar que a utilização do aplicativo é uma forma de ajudar na negociação e que não é uma forma de substituição do atendimento presencial, é necessário se atentar para que não tenha um atendimento online em excesso e se esquecer que será preciso de um atendimento presencial. Deve-se entender que o WhatsApp Business é para facilitar o atendimento, possibilitando vender mais, otimizar o tempo e se aproximar do cliente. Ter agilidade e dar uma atenção especial no atendimento é fundamental.

É necessário destacar que não deve agir nunca de forma inconveniente com o cliente, e também não sair mandando muitas mensagens sem a autorização do mesmo. Se o cliente demorar a responder, deve-se esperar pacientemente e desta forma evitar mandar mensagens querendo a atenção do cliente de qualquer forma, isso não será uma boa ação. Fará apenas que o cliente desista de realizar a compra. Lembre-se que o atendimento é formal, deve-se haver uma imagem profissional para que consiga uma certa credibilidade. Outro ponto é se atentar aos horários das mensagens, fazer o atendimento em horário comercial é o correto.

É preciso ter em mente que os clientes sempre recebem os mesmos tipos de mensagens, ofertas de produtos e proposta. Mesmo que o cliente tenha entrado em contato interessado em ver apartamentos para comprar em Joinville, o corretor deve ser diferente e surpreender o cliente. Criar mensagens diferentes tem algumas vantagens, aposte em fotos, vídeos e mensagens que demonstre seu desempenho e dedicação, além de tudo usar um material de qualidade também passará uma boa impressão. Facilite essas informações ao cliente, não mandar links difíceis já é um bom começo.

Evitar misturar a vida profissional e pessoal é importante, principalmente quando o assunto são os aplicativos. Sendo assim, se pode criar uma certa credibilidade além de facilitar a vida do corretor, e o atendimento ficará apenas em horário comercial. Lembre-se em não deixar outras pessoas responderem seus clientes, caso trabalhe sozinho. Mas, se for um trabalho em equipe, tentar definir apenas uma pessoa para essa função pode ser uma boa ideia.

Na hora de vender os imóveis pelo Whatsapp Business é importante se ter um planejamento estratégico, e assim definir como deseja que a imobiliária seja vista. Durante a troca de mensagens com o cliente, certifique-se que o mesmo estará confortável em receber mensagens e se estará disponível para continuar a conversa. Isso demonstrará respeito e que valoriza a atenção do mesmo. Incluir o cliente em grupo sem a autorização é um grande risco, primeiro pedir permissão ou enviar um convite para que participe por vontade própria será mais apropriado. Evitar mandar áudio é outro fato importante, pode ser incômodo tanto para quem enviar ou quem irá receber, e caso necessite enviar atente-se a duração do áudio, no máximo 40 segundos.


Outro ponto relevante é a disponibilização para o atendimento online, não deixar os clientes no vácuo é algo importante, atente-se a responder todos o mais rápido possível. Se o consumidor já deixou claro o que gostaria de encontrar, como imóveis para alugar em Joinville foque somente nisso, querer convencê-lo com outras propostas fará apenas que desista da compra.

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