Licenciamento de produtos digitais: Onde encontrar os melhores produtos

Blog

Licenciamento de produtos digitais: Onde encontrar os melhores produtos

Rafael Cruz
Escrito por Rafael Cruz
Licenciamento de produtos digitais: Onde encontrar os melhores produtos
Junte-se a mais de 5248 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O licenciamento de produtos digitais de permite começar um negócio online sem precisar de muito; hoje, vou te mostrar como encontrar os melhores produtos com melhor custo benefício.

Você não toca, segura ou prova um produto digital, mas os consome com frequência. Aposto que, hoje ainda, você ouviu uma música no Spotify, viu algum vídeo no YouTube, comprou um ebook ou fez algum curso online.

Licenciar um produto digital é a melhor opção para vender online. Quanto antes você aceitar essa ideia, mais descomplicado será o seu caminho de sucesso ao vender infoprodutos.

A verdade é que nosso cenário atual permite algo muito interessante para quem quer se livrar das desculpas e começar a vender de verdade:

Você pode ver as ideias de produtos digitais que são mais lucrativas no ano e vendê-las, mesmo sem tê-las criado – tudo isso, legalmente.

Isso é basicamente o licenciamento de produtos digitais. Com ele, é possível ter um produto 100% seu, sem precisar criar nada, sem precisar ser especialista no assunto ‘A’ ou ‘B’; basta licenciar um produto.

O licenciamento de produtos digitais vem crescendo cada vez mais no Brasil e trazendo resultados incríveis, tanto na parte financeira para quem compra os direitos do infoproduto, como para a imagem das empresas que vendem seus direitos e passam a ser mais conhecidas pelo público.

Mas o que é licenciamento de produtos digitais?

O licenciamento de produtos digitais é quando você adquire os direitos de reproduzir ou comercializar um material que já foi feito anteriormente por outra pessoa ou empresa.

Existem milhares de produtos com licença para revenda aberta, conhecidos como PLR (Private Label Right / Direitos de Marca Própria). O PLR é uma licença em que o autor pode vender parcial ou integralmente os direitos da propriedade intelectual de um produto criado.

A maioria das empresas que fornecem esses produtos estão nos EUA. 

São os mais diversos nichos e tipos de produto, porém o tipo mais comum de produto licenciado é o ebook, pelo seu bom custo benefício e por ser um produto fácil de editar e de vender.

Aqui vai a minha dica pra você: se você está conhecendo agora o mercado de licenciamento de produtos digitais, eu sugiro que você comece licenciando um ebook para entender como funciona o mercado.

O segundo tipo mais comum de licenciamento de produtos digitais é o curso online em vídeo – se você souber inglês ou contratar um tradutor profissional, esse tipo de produto poderá trazer melhor lucratividade e também maior quantidade de vendas para você.

Quais produtos digitais você pode licenciar?

  • Livros do Kindle
  • Audiobooks
  • Webinars
  • Cursos Online
  • Ebooks em geral
  • Softwares
  • Temas WordPress
  • Modelos de PowerPoint
  • Sites de membros
  • Música
  • Serviços
  • Projetos educacionais
  • Impressões para download
  • Fotografias
  • Outras ferramentas digitais

É possível construir um negócio inteiro em torno de qualquer um desses bens intangíveis, já que são produtos mais fáceis de distribuir e muito populares. Algumas pessoas ou empresas compram o licenciamento de produtos digitais também para complementar serviços ou itens físicos que já oferecem.

Mas será que Licenciamento de Produtos Digitais Vale a Pena?

Uma das principais vantagens de licenciar produtos digitais é: eles podem ser criados apenas uma vez e vendidos várias vezes, para inúmeros clientes diferentes, sem precisar reabastecer um estoque, por exemplo.

É por esse motivo que os produtos digitais são tão lucrativos para quem quer vender online sem precisar de um alto investimento inicial. Basta comprar a licença do produto e, em poucas vendas, você já vê o retorno do investimento.

Como escolher os melhores produtos digitais para licenciar em 5 passos

Para encontrar os melhores produtos para licenciar, você precisa ficar atento a alguns pontos que farão toda a diferença na hora da venda.

1 – Observe comentários e avaliações

O primeiro passo deve ser observar os comentários e as avaliações das pessoas sobre o produto: se o produto foi bom pra alguém lá fora, então pode ser bom para outras pessoas aqui no Brasil também. Se foi ruim, já sabe né…

2 – Analise o número de vendas ao mês

Observe o número de vendas do produto por mês, se for um número bom, pode ser um bom produto.

Mas fique atento: nem sempre a quantidade é sinal de qualidade. Por isso, observe o conjunto de sinais: quantidade de vendas + avaliações e comentários positivos.

3 – Verifique se esse produto tem um funil de vendas

Um funil de vendas pronto, já testado e validado será outro grande diferencial na hora da venda do seu produto. 

É o funil de vendas que vai te ajudar a identificar em qual etapa os seus leads estão e irá te guiar a produzir o melhor tipo de conteúdo para cada etapa.

4 – Veja se o produto tem página de vendas e como está o Copy da página

Veja se o produto tem uma page salles / landing page, isso pode ser um ótimo indicativo (muito do seu resultado está aqui). 

Ao observar a página de vendas do produto, observe o design, a estrutura da página e principalmente o copy da página.

Se o copywriting for bom, terá excelentes resultados, senão, procure por outro produto – acredite, o poder do copywriting é grande e terá um grande peso nas suas vendas.

5 – Observe também as garantias

De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 64% do público ainda prefere comprar em lojas físicas e o motivo é bem simples: insegurança.

Se coloque no lugar do cliente: imagine que você vai comprar um produto online e vê alguma opinião negativa. Mesmo que seja minoria, isso afeta na segurança em comprar um produto digital, já que ele não tem opção de “dar uma olhadinha” antes.

Comprar licenciamento de produtos digitais que ofereçam garantias ajuda a aumentar a confiança do consumidor, que pode comprar um produto mais tranquilo – sabendo que, caso o produto não seja como o esperado, é possível ser reembolsado.

Onde comprar licenciamento de produtos digitais?

Para encontrar os melhores produtos, é simples: use o Google.

Basta digitar plr product ou plr produto + nicho.

Exemplo: plr product natural health; com este termo, você irá encontrar produtos de saúde natural.

Seguindo o mesmo padrão, você também poderá encontrar produtos sobre relacionamento, desenvolvimento pessoal, culinária, entre os mais diversos tipos.

Os sites mais bem ranqueados no Google são os mais acessados.

Tá, encontrei, e agora? Como posso comprar?

Como licenciar um produto estrangeiro?

Cartão internacional (keep calm and veja minha dica)

Para comprar esse produto, você irá precisar de um cartão internacional, mas, calma, esse não será um grande problema.

Hoje em dia existem vários bancos digitais e financeiras que oferecem para o consumidor cartões de crédito internacionais (até mesmo aqueles cartões de crédito que debitam direto da sua conta, sem precisar de ‘nome limpo’).

Ou seja: se fazer o cartão de crédito não for a melhor opção para você, a melhor solução poderá ser um cartão pré-pago.

O cartão pré-pago funciona como um cartão de crédito, porém com pagamento à vista e vale em qualquer lugar do mundo, desde que você sempre o recarregue com dinheiro.

Dê uma olhada na cotação do dólar

Fique atento à cotação do dólar. Enquanto escrevo este artigo, 1 Dólar americano está o equivalente a R $5,82.

Ao encontrar o produto, pesquise no Google “cotação do dólar hoje” e veja o valor do dólar no momento. Multiplique o preço do produto pela cotação do Dólar e veja se é ou não um bom negócio.

Compre pelo próprio site internacional

No próprio site em que você pesquisou “PRL product” + o nicho no Google, você encontrou diversos produtos e preços, certo?

Agora que já escolheu o seu, basta comprar por lá mesmo e começar a lucrar com o seu produto.

Comprar licenciamento de produtos digitais não é nada complexo e ainda pode ser muito lucrativo, se você seguir o que te passei aqui e escolher certo. Mas, se ainda precisa de uma mãozinha nerd, pode contar com meu programa de mentoria.

O que fazer depois de comprar?

Depois de comprar seu produto, é hora de trabalhar nele e adaptá-lo à imagem da sua empresa e à linguagem do seu público, usando as melhores técnicas de vendas online para que ele se torne um sucesso.

Vale lembrar que, depois que você comprar o produto, ele é totalmente seu. Diferente do licenciamento do mundo da música e da TV, quando você licenciar um produto digital ele é seu e pode ser usado como bem entender.

Depois de comprar seu produto, caso esteja em outro idioma, você precisará traduzi-lo e fazer alguns ajustes. 

Mas isso é bom: você pode adaptar o produto à sua autoria, ver se o conteúdo atende perfeitamente à necessidade do cliente e, se preciso, fazer as devidas adaptações.

Se você tiver um bom inglês pode fazer isso sozinho, mas senão…precisará de ajuda.

Aqui no blog, você poderá acessar um dos nossos artigos sobre Como traduzir produtos digitais licenciados.

Licenciar produtos digitais é a melhor opção para quem quer começar a vender sem ser afiliado, sem aparecer e ainda receber 100% de comissão de um produto.

#FAQNerd – As melhores perguntas feitas por vocês!

No meu canal do YouTube (em um vídeo que deixei ao final desse post), recebi alguns comentários com dúvidas muito interessantes sobre licenciamento de produtos digitais e vou respondê-las aqui.

Eu posso vender numa plataforma minha como loja virtual fazendo a venda direta?

Sim, ao comprar o licenciamento de produtos digitais, você pode fazer o que bem entender e vender pela plataforma que julgar melhor.

Alguns preferem usar plataformas já conhecidas de vendas para produtos digitais, como Hotmart, Eduzz e Monetizze, por exemplo.

Já outras pessoas preferem plataformas diferentes, como a do Shopify, que oferece apps bacanas para vender diversos produtos digitais ou uma plataforma própria que envia o acesso ao cliente assim que o pagamento é confirmado.

Esses sites de PRL não tem outra opção de pagamento a não ser pelo cartão de crédito? E eu poderia usar cartão de crédito de outra pessoa?

Geralmente, a opção de compra oferecida pelos sites de PRL são realmente o cartão de crédito, mas é possível sim usar o de outra pessoa (desde que ela dê o consentimento, claro).

Para quem ainda não tem cartão de crédito e não tem score no Serasa pra isso, uma boa ideia é usar bancos digitais (como Neon ou Nubank, por exemplo), que oferecem a função crédito para compras online, mesmo debitando na hora do cartão.

Muitos desses bancos internacionais também oferecem as compras internacionais sem burocracia.

P.S.: Existem outros bancos digitais que você pode usar para fazer esse tipo de compra, depende do seu gosto e do tipo de cartão que mais combina com seu perfil.

Licenciamento de produtos digitais não é proibido? Não causa denúncia por plágio?

Uma inscrita do meu canal no YouTube respondeu bem essa pergunta: “Não. Além de comprar o produto, logicamente, você poderá editar as informações com algumas informações que você deseja melhorar dentro deste produto.”

Além disso, o criador do material vende a licenciatura do produto, então ele te dá o direito de mexer no produto e de comercializar.

Estou muito interessado em licenciamento de produto digital, mas não sei como fazer. Existe um passo a passo tipo tutorial em PDF que você  possa indicar? Ou você pode dar algum suporte nesse sentido?

O ideal é seguir os passos que te mostrei nesse artigo, mas nada impede que você tire as suas dúvidas sobre esses passos aqui comigo.

Posso te dar o suporte que precisa com os materiais gratuitos aqui no blog mesmo, pelo canal do YouTube, no meu Instagram ou por meio do programa de mentoria individual.

Só indico o programa de mentoria individual para quem realmente quer levar a sério o licenciamento de produtos digitais e precisa de um acompanhamento mais de perto, para te fazer faturar na internet assim como eu faturei.

Como você viu, só não aprende a vender online quem não quer. Quem faz parte da lista Nerd já sabe que vender online fica fácil com as dicas que mostro aqui.

Qual caminho escolher no licenciamento de produtos digitais?

Se você ainda está em dúvida sobre o assunto e quer descobrir Como Ganhar de R$ 100 a R$ 1000 por dia com licenciamento digitais é só clicar aqui.

E se você quer ter seu negócio online em 21 dias, você precisa conhecer o Digital sem Barreiras do Romualdo Cronemberger e da Cris Franklin. 

Eles estão estão falando justamente isso e possuem um método pronto, rodando e gerando resultados, para colocar qualquer novo negócio, com base em licenciamento, em 21 dias no mercado.

Agora, você tem dois caminhos

1 – Você pode montar um produto digital do zero, com um gasto inestimável de tempo e esforços, podendo até desistir por tamanho trabalho e investir rios de dinheiro em um produto que, talvez, não tenha aclamação do público… 

2 – Você pode entrar na onda do licenciamento de produtos digitais, investir menos tempo e esforços e começar a faturar logo de início em produtos já prontos e validados. 

Tenho que te alertar: escolher o primeiro caminho é arriscado e pode te fazer desistir do mundo digital por tentativas frustradas.

E então, qual caminho você escolheu? Me conte nos comentários.

Viu como é simples fazer o licenciamento de produtos digitais?

Se você gostou desse artigo, comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos. Se ainda tem dúvidas, veja o vídeo que separei para você!

Forte abraço

Que a Força Nerd Esteja com Você.

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Replies to “Licenciamento de produtos digitais: Onde encontrar os melhores produtos”

Moisés Levi

Boa noite Rafael!! eaeee blz?? q top velho vc não acrediata como estava doido p saber,o site Americano p comprar os ebooks show d bola ,essa foi uma tacada d mestre valeu… muito obrigado,abraço,não sei c tem meu Wats ,(19)992170570

Rosenir

Boa noite , amei ,eu estou interessada por esse mercado e nunca fiz nada parecido, tenho que estudar muito sobre assunto, quero trabalhar nesse mercado.

RODOLPHO A. JANNOTTI

VALEU A DICA. JÁ SOU MEMBRO DO GRUPO DA CRIS E ESTOU INSCRITO NO DIGITAL SEM BARREIRAS. MAS, FOI LEGAL SABER DA NOTÍCIA POR AQUI. OBRIGADO.

Sergio

Muito bom abriu minha mente

Marta Soares Melo

Muito bom dia Rafael! Gostei muito desse artigo e achei bastante interessante, mas gostaria que você nos desse mais dicas como ex: nomes de empresas americanas…
Mas valeu muito a dica.
Grata

Luiz Soares

Vamos ver

LETICIA

incrível o conteúdo nerd, passo de forma clara e simples!!!!
muito bom!!!

PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE

Faça parte da nossa comunidade no Facebook para conhecer novos empreendedores, trocar informações e dúvidas.