Como Escrever Títulos que Vendem: Fórmula Simples - Nerd Rico

Blog

Como Escrever Títulos que Vendem: Fórmula Simples

Rafael Cruz
Escrito por Rafael Cruz
Como Escrever Títulos que Vendem: Fórmula Simples
Junte-se a mais de 5248 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um gancho de qualidade e uma fórmula simples são umas das únicas maneiras disponíveis capazes de aumentar a sua capacidade de escrever títulos atrativos para qualquer tipo de conteúdo e contexto.

Ao decorrer deste artigo, você irá conhecer algumas dicas sobre como escrever os títulos poderosos, principalmente para vendas online.

Uma vez dominadas e aplicadas as técnicas que vou te mostrar, os títulos criados por você se tornarão poderosos, irão gerar conversões e consequentemente muitas vendas.

De quebra, também vou compartilhar com você uma fórmula minha,  incrível e muito simples, que fará com que escrever títulos se torne 20 vezes menos complicado. 

As pessoas não imaginam como escrever títulos persuasivos pode ser tão fácil. Basta conhecer e utilizar as estratégias certas. 

Digo mais: com a fórmula que irei te apresentar, você vai escrever seus novos títulos em 5 minutos ou menos.

No meu livro digital sobre e-mail marketing, o “E-mails que Vendem” eu revelei 8 técnicas avançadas para aumentar as conversões e vendas dos seus e-mails.

Nota: Esse livro está disponível para os usuários do pacote de 39 templates de Email Marketing. Para conhecer este pacote, clique aqui

Mas vamos logo ao que interessa.

A Técnica do Gancho

Uma das principais técnicas para escrever bons títulos, que inclusive, eu explico no meu livro, é a técnica do gancho. (Essa técnica será citada durante todo o artigo)

O gancho, de forma prática, consiste em desenvolver uma sentença de impacto com o objetivo de captar a atenção de um público para o que está por vir. Seja em um artigo, nas chamadas para os capítulos de uma novela, série ou filme, em campanhas de email marketing, em uma propaganda e etc.

Essa é uma estratégia que quando utilizada, fisga a atenção do seu prospecto. Ou seja, se você errar no gancho, você perde a atenção dele e consequentemente perderá a venda que, possivelmente, iria realizar.

Essa tática é muito utilizada, normalmente, por grandes escritores, jornalistas, artistas, publicitários, e roteiristas. 

No entanto, diferente do que muitos pensam, para escrever bons ganchos só talento e criatividade não bastam. É necessário mais que isso, é preciso conhecer alguns elementos importantíssimos antes de pôr os dedos em ação no teclado.

Saiba quem é seu público

A primeira dica que vou te dar, e a primeira coisa que precisamos saber antes de começar a escrever os títulos é saber com que tipo de pessoas iremos lidar.

Independentemente se você está escrevendo um blog post, um roteiro de cinema ou um artigo, conhecer seu público é mais que fundamental, é um pré-requisito, não só para criar bons ganchos e títulos, mas também para concluir o objetivo de passar uma mensagem sem complicações.

Imagine que no seu gancho, contenha um trocadilho engraçadinho com alguma música do Ney Matogrosso. Ora, se você estiver escrevendo num blog voltado para um público jovem, sua frase vai passar totalmente despercebida, sem que cause o impacto que deveria, e pior, talvez o leitor tampouco se interesse em continuar lendo.

Em contrapartida, se sua persona é a que viveu a juventude nos anos 70, super apegada aos sucessos da época, seu texto tem muito mais chance de ser lido imediatamente, ou até compartilhado, por passar aquela boa sensação nostálgica.

Esteja Ligado no Contexto

Inferno! Uma das razões pelas quais tendemos a nos recordar de ganchos é pelo simples fato de que todos eles tinham tudo a ver com o contexto, ou com a falta dele, no local em que foi inserido.

Bom, se você estranhou o xingamento bem no início do parágrafo acima, mas mesmo assim continuou lendo para saber do que se tratava, então meus parabéns: você foi uma vítima de um gancho fora do contexto, ou seja é algo tão absurdo (e ao mesmo tempo arriscado) que te despertou a atenção. 

É mais ou menos como funciona o tão odiado “click bate”, utilizado por muitos youtubers, principalmente aqueles que fazem vídeos para o público infantil. Isso porque as crianças são mais facilmente “fisgadas” e acabam clicando no vídeo para entender o título.

Em contrapartida, os ganchos dentro de um contexto sempre buscam referências culturais e no tempo, para se fazerem polêmicos, impactantes e até eternos.

Escolha o tipo de emoção que deseja passar 

Paixão, raiva, reflexão, urgência, pânico… Um bom gancho é a base essencial para conectar o leitor ao teor do seu conteúdo. Um bom exemplo disso, são as manchetes dos jornais sensacionalistas que geralmente prendem nossa atenção.

Outro exemplo a ser citado é uma reportagem que destaca, como um gancho, uma estatística espantosa para gerar repúdio e indignação. 

Ou ainda, um artigo sobre marketing digital, que se beneficia de um gancho que simula a sensação de urgência e esgotamento de tempo, e que desperta no leitor a vontade de investir em um fundo monetário, com urgência, para escapar da crise e garantir a aposentadoria.

Por fim, se você estiver fazendo um post “comportamental”, colocar uma piadinha ou um trocadilho com humor pode surtir o efeito esperado de descontração e divertir o leitor.

Escolha as Palavras Certas

Da combinação certeira entre palavras, objetivo e contexto surgem ganchos impactantes. Se em todo texto que for escrever, você conseguir ao menos uma frase de efeito com as palavras certas, não tenha dúvida de que ela será seu gancho.

Então, uma boa estratégia, que recomendo é iniciar o seu texto com uma frase de efeito, ou até colocá-la em um subtítulo, e depois retomá-la na conclusão, fechando com êxito sua sacada criativa.

Podem ser usados sinestesias, trocadilhos, metáforas, paródias… Ou seja, bons recursos linguísticos que te ajudarão a chegar às palavras certas, montar sua frase de efeito, e assim alcançar um bom gancho.

A Fórmula Mágica

É com a ajuda de todas essas técnicas que eu te passei anteriormente que iremos criar poderosos títulos que vendem pra você. Mas é com essa dica que vamos falar agora, que a magia na hora de escrever os seus títulos irá acontecer.

Esta é uma estratégia matadora e te ajudará a entender como escrever títulos que vendem, usando a técnica do gancho, comentada no início, em 5 minutos sem ter que passar horas pensando e  gastando seus neurônios.

E para isso você vai precisar de uma simples fórmula. Que é essa:

Resultado Final que o seu cliente deseja + Período Específico de Tempo + Quebra de Objeção

Ao usar essa simples fórmula, você criará facilmente ótimos títulos para seus e-mails, vídeos, artigos, posts em redes sociais e landing pages.

Vamos ver alguns exemplos do uso dessa fórmula em títulos?

– Perca 4 quilos em 1 semana sem remédios ou exercícios pesados
– Dobre suas Vendas em 14 Dias sem Investir em Propagandas
– Elimine a Acne em 1 semana sem Remédios Caríssimos.
– Tenha 10.000 fãs no Facebook em 2 semanas investindo apenas R$ 100 em Ads

Use e abuse da criatividade em seus títulos.

Uma coisa importante a ser destacada é que, como dito antes, quanto mais você conhecer o seu avatar, seus desejos e objeções, mais certeiro você será em seu título.

Vai que é tua!

Bom, agora que você ficou por dentro de todas as informações e táticas necessárias para escrever bons títulos e realizar ganchos poderosos, chegou a sua hora de praticar. Bora entrar em ação!

Encontre sua inspiração, aflore sua criatividade, domine as técnicas, utilize a fórmula e crie seu próprio estilo. Quem sabe um dia você se torne o autor de uma frase de efeito e de um gancho muito bem colocado?

Se caso você ainda tiver alguma dúvida, assista ao vídeo ali em cima, que está cheio de informações bem explicadinhas para você e exemplos na prática ou use o espaço para comentários aqui embaixo.

Veja também:

8 Melhores Assuntos e Dicas para Email que Despertam Atenção Imediata

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Replies to “Como Escrever Títulos que Vendem: Fórmula Simples”

Sergio

Muito Bom, Nerd…
E serve bem para os “assuntos” de e-mails…
Abraço.

Rafael

Com certeza! 🙂

Bela

Como sempre: útil, simples e praticavel.
Obrigada! 😉

Rafael

Obrigado, Bela 🙂

Etel

Boa dica. Esta é realmente simples e direta. Tipo, siga a fórmula
e tenha resultado.grata

Rafael

Verdade, Etel 🙂

Fernando Athayde

Rafael, Muito bom e útil!
Simples e efetivo.

Rafael

Valeu, Fernando!

Afonso Fagundes Nast

Beleza.
Simples, claro e objetivo. Tal como uma formula matemática.
Além disso do jeito que eu gosto.
Parabéns Rafael.
Um forte abraço

Rafael

Legal, Afonso. Obrigado pelo feedback!

Rafael Silva

São importantes os ganchos. Abraço. Rafael, do Radar do Futebol.

Rafael

Obrigado, Xará!

Ubiratã

Ótima sacada Rafael. Me atrevo a acrescentar os “Problemas Futuros” junto com as objeções, para aumentar ainda mais o impacto dos ganchos.

Rafael Cruz

Ubiratã, sim, isso pode entrar também. Na verdade isso é uma fórmula, que pode ser expandida. Só tome o cuidado para a chamada não ficar gigante, pois chamadas grandes afugentam as pessoas . Tem que ser algo Pá Pum.

Abraço e obrigado pelo comentário!

André Gusmão

Muito bom, realmente faz parecer muito simples. O grande problema que encontro é como detectar essas objeções para saber realmente como criar um título matador.

Rafael

Oi André, você precisa conhecer o seu avatar pra encontrar essas objeções.

Leandro

Sensacional a técnica. Essa técnica pode ser usada para criar chamadas de anúncio no também, pois no artigo você não cita isso?

Rafael

Claro que sim, Leandro. Não citei porque achei que isso já estivesse implícito. A técnica pode ser usada em ganchos em qualquer ambiente.

Junior

Cara caiu como uma luva essa SACADA!

Nerd Rico

Valeu, Junior!

Luis Santos

Realmente a dica é sensacional, como sempre você arrasa no conteúdo, muitíssimo obrigado.

Nerd Rico

Obrigado, Luis! (:

Jonnata Costa

Rafa, ótima dica!
Muito obrigado por compartilhar esta sacada conosco!
Grande abraço,
Jonnata Costa

Nerd Rico

Obrigado, Jonnata. Abraço!

Maria Aparecida Celino Paiola

Obrigada Nerde Rico, valeu suas dicas, mas não sei como adapta-las, só tenho um ano de aprendizado, por isto ainda estou crua no negocio, você já e um guru.
Lhe desejo muito sucesso pelas tantas gentilezas, você e um cara bacana nunca esquece de mim e de sempre me enviar coisas muito legal, fico feliz você esta de parabéns.
Obrigada de coração.
Maria Aparecida.

Rafael

Muito obrigado pela mensagem, Maria Aparecida!

fabio

É mestre Rafael,espero que esta fórmula funciona.Obrigado

Roseli Bacili Laurenti

Rafael.
Muito bom. Bela sacada. Super útil por isso sou tua fã e seguidora.
Parabéns

Rafael Cruz

Muito obrigado Roseli!

Como Aumentar o Alcance dos Posts no Facebook com Imagens Clicáveis - Nerd Rico

[…] formula perfeita da headline para marketing é algo parecido com […]

sidney cabral

Top seu artigo… pena que é apenas uma degustação….

PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE

Faça parte da nossa comunidade no Facebook para conhecer novos empreendedores, trocar informações e dúvidas.