7 Alertas do que NÃO FAZER com seu Negócio Online

tecnomania

Sabe aquele famoso jargão “A vida imita a arte”? Então, essa ideia também se aplica aos negócios. Olha que interessante: Imagine que você esteja iniciando um novo relacionamento com alguém (um[a] amigo[a], por exemplo). Vocês estão se conhecendo.

De repente, essa pessoa começa a apresentar um comportamento que passa a te irritar/chatear. Deixando claro que esse comportamento é o jeito dela e que isso não vai mudar, você:

(a) Ignora isso, afinal você gosta de pessoas chatas
(b) Reconsidera se vale a pena insistir na relação.

Provavelmente você pensou na opção B, correto?

Então, a verdade é que ninguém gosta de manter uma relação com pessoas consideradas chatas. E o pior é que os ditos chatos, quase sempre não se dão conta que possuem um comportamento que desagrada a maioria das pessoas.

Resolvi colocar esse tema no artigo de hoje porque essa situação acontece com bastante frequência com empreendedores. Nós, que estamos a frente de pequenos negócios, temos a necessidade de “vender o nosso peixe”. E a maioria de nós, na ânsia de vender, acabamos ultrapassando certos limites sociais.

Lembre-se dos vendedores de carros, de produtos para emagrecimento, profissionais do MMN… Infelizmente, a maioria deles não sabe vender e ACABAM com a imagem dos seus respectivos negócios.

Esse comportamento inapropriado causa uma falsa impressão de sucesso no empreendedor, pois isso funciona bem no curtíssimo prazo, mas é um desastre no longo prazo.

E se você é um empreendedor sério e quer o sucesso do seu negócio, então precisa parar de pensar no hoje e começar a se preocupar com o amanhã.

Para te ajudar em sua auto-análise, preparei 7 alertas do que você não deve fazer com o seu negócio:

1 – Não seja tão insistente
Você gosta daquelas pessoas que nunca desistem de te vender alguma coisa? Mesmo quando você já disse zilhões de vezes que não quer? Acho que não, né? Então porque você acha que seus contatos gostam que você os persiga até que eles comprem algo de você?

Tudo é o equilíbrio.

Você precisa ter o bom senso de saber a hora de parar. Respeite a decisão do seu contato, mesmo que você ache que ele esteja perdendo uma oportunidade de ouro ao comprar o seu produto.

É sempre melhor ter vários contatos te rodeando, ávidos para comprar com você quando ELES estiverem prontos para tal, do que um punhado de clientes que, por sua pressão, adquiriram algo que elas não queriam naquele momento.

2 – Não flooda seus contatos
Calma… isso não é um palavrão :). Floodar é um verbo comum na internet e significa uma inundação de mensagens. Isso pode acontecer quando uma pessoa te manda uma série de e-mails em sequência, uma série de recados no Facebook, uma série de telefonemas, uma série de mensagens em um grupo… tudo isso em um curto espaço de tempo.

Se você faz isso, então meu amigo, saiba que 90% dos internautas te odeia. Isso não é considerado spam porque a pessoa que flooda tem autorização para mandar mensagens para quem é floodado. Então, mesmo que a vontade de vender seja ENORME, não entupa a caixa de mensagem dos seus contatos com insistentes mensagens.

É capaz da pessoa comprar para fazer você parar. Mas é esse o cliente que você quer para o seu negócio?

3 – Não desapareça
Não adianta nada você ter uma lista, uma FanPage, um Blog e ficar ausente de tudo isso. Mande e-mails regulares, poste algum tipo de conteúdo relevante para seu público em sua FanPage e no seu blog. Enfim, faça a roda girar e esteja sempre presente na cabeça de seus seguidores.

4 – Não seja Interesseiro
Muitos não vêem, mas o seu consumidor percebe quando você só fala com ele quando tem um interesse escondido.

Se você é daqueles que só manda e-mails para sua lista quando tem algo pra vender a eles, ou produz material para seu site/blog quando quer vender alguma coisa, você está fazendo errado. Procure ser constante na vida do seu público, independente de ter algo pra vender a ele.

5 – Não Mime seu Público
Tem coisa pior do que criança cheia de vontade e sem limites? Pois é, saiba que você pode ter milhares dessas “crianças mimadas” dentro da sua audiência.

Você precisa disciplinar seu público e saber agradar na hora certa ou cortar certos abusos quando necessário. Não deixe sua audiência pensar que pode tudo. É igual a um relacionamento: todos precisam ceder.

6 – Evite dar Descontos
A menos que você atue num ramo onde a competição se dê pelo melhor preço (o que eu acho um péssimo negócio, enfim…), não dê descontos para seus clientes com tanta frequência.

Não é um bom negócio banalizar o seu produto só para ganhar alguns Reais no curto prazo. Cliente que recebe desconto uma vez, acha que você pode conceder descontos sempre.

7 – Não Minta para as Pessoas
Esse é um alerta até óbvio, mas é sempre bom lembrar. A maioria dos empreendedores (os honestos) não quer mentir. Mas alguns, no calor de uma iminente venda, começam, inconscientemente, a prometer o que não tem e a exagerar em alguns pontos.

O fato é que, uma hora ou outra, as pessoas descobrem que você falou demais. E aí, aquela reputação que deu tanto trabalho de conseguir, vai embora num estalo.

Se você acha que faltou algum alerta importante nesta relação, então deixe uma mensagem aqui embaixo.

Se você acha que alguém que você conheça esteja infringindo alguma dessas regras sociais, então compartilhe esse artigo com ele.

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12 comentários

  1. Parabéns pelo artigo Rafael, contudo, fiquei com uma dúvida. Qual é a frequência ideal para se fazer contatos com a lista? Considerando que não posso ser abusivo demais e nem desaparecer. Grande abraço.

  2. Olá Rafael. Grato pelas dicas. É isso mesmo. Outra coisa que também pode incomodar é o excesso de mensagens, mesmo quando são de alto valor e sem intenção vender nada. As pessoas acabam não abrindo mais tanto os emails, pois todo mundo é muito ocupado. No meu caso, eu prefiro enviar conteudo somente uma vez por semana. Abs!

  3. ótimas dicas, parabéns pelo artigo, trabalho no meio digital faz dois anos e procuro seguir exatamente essas dicas que foram delineadas.

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