10 Técnicas de Copywriting para aumentar suas vendas!

copywriting

Copywriting é o grande diferencial na hora das conversões e vendas dos seus produtos ou serviços. Se o seu copy for bom, você terá excelentes resultados em vendas, se for ruim, você terá mais trabalho.

Muito mais do que pesquisa de mercado, definição de persona e qualquer coisa aleatória, as técnicas de copywriting são usadas para persuadir (não manipular) o leitor do seu texto ou expectador do seu vídeo a tomar uma decisão.

O que é o Copywriting?

Resumindo em poucas palavras, a tradução literal em inglês do termo “copywriting” significa “redação”, porém, é o tipo de redação voltada para campanhas de marketing e vendas.

Todo o tipo de texto ou roteiro que vemos na internet ou em qualquer outro canal de comunicação, que apresente benefícios, tenha uma chamada para ação ou seja, que tem como objetivo influenciar a pessoa a fazer alguma coisa ou tomar outra ação, pode ser chamado de copywriting.

O copywriting hoje em dia está cada vez mais se popularizando pelo mundo e cada vez mais copywriters vem surgindo no mercado conhecendo os segredos da mente humana que levam qualquer pessoa a tomar uma decisão.

Um bom texto com técnicas de copywriting é chamado apenas de “copy”. Algumas pessoas chamam de “o copy” outras pessoas de “a copy”, enfim, isso é muito variável.

No meu ponto de vista, um bom copy é aquele que desperta imediatamente a atenção do leitor, que incomode o leitor em relação a um problema e que faça o leitor ler ou ouvir sua mensagem até o fim, levando-o a tomar uma decisão e que no fim das contas, VENDA! Afinal, são os resultados de vendas e satisfação dos clientes que importam para a gente.

Os segredos de uma boa copy

Um bom copywriter, por melhor que ele seja precisa de tempo para elaborar uma boa copy. Parte desse tempo (eu diria 80%) é dedicado antes mesmo de escrever a primeira palavra. Para entender melhor, vamos a alguns elementos do copywriting.

Pesquisa – o copywriter é um tipo de redator que usa não só a criatividade mas também conhece muito bem sobre o assunto (produto ou serviço) que vai escrever. Para conectar o seu público ao seu copy, o copywriter passa algumas horas pesquisando quais são as dores, desejos e problemas do público, o que o público fala nas redes sociais, quais soluções existem e etc…

Objetivos – Todo “copy” deve ser produzido para alcançar um objetivo específico dentro da sua estratégia de conteúdo, seja ela cliques, conversões ou vendas.

Análise – depois de publicar a “copy” o trabalho não termina. É importante analisar os resultados para saber se o objetivo foi alcançado. Aqui nesta etapa você irá ver se o seu copy funcionou ou não. Costumamos dizer que copy bom é o copy que vende. Se depois de publicar o seu copy e perceber que não houve vendas, será preciso analisar alguns fatores, entre eles:

  1. Analisar se você está falando com o público certo
  1. Refazer a pesquisa de dores e desejos do seu público.

Depois de revisar esses 2 pontos importantes é só publicar novamente para ver como irá funcionar.

10 Técnicas de Copywriting para aumentar suas vendas

1 – Escreva Headlines que chamem a atenção

Bons e-mails, correspondências e títulos de anúncios são o primeiro passo para vender ou inspirar o interesse pela leitura. Confira algumas dicas sobre como criar títulos incríveis:

  • Use números no início do título;
  • Um bom título pode conter até 65 caracteres; Recomendo de 6 a 10 palavras; 
  • Perguntas que despertam a curiosidade do leitor; 
  • Fale diretamente com o cliente, usando o pronome você;
  • Use adjetivos interessantes no título;
  • Mostre a receita no título;
  • Vá direto ao ponto; 
  • Fórmula de título clássica: números + adjetivos + palavras-chave + ganhos.

2 – Seja claro e objetivo

Ficar muito tempo atento é uma tarefa difícil, se o leitor estiver procurando uma informação específica e essa informação estiver no meio de um texto grande, ele perderá a paciência e fechará a página.

Portanto, crie conteúdo fácil de ler em uma linguagem descontraída e agregue valor aos leitores.

Outra dica é reduzir as frases para 16 palavras em média, tanto quanto possível (menos de 20 também é bom), isso tornará seu texto mais suave e mais agradável de ler.

3 – Organização

Crie conteúdo organizado e você poderá entender imediatamente o que ele contém, quais são os principais tópicos e o quão detalhados eles são. 

Use títulos, subtítulos, listas e tabelas no texto, para que nem você nem o leitor se percam.

4 – Facilite e dê ritmo a leitura

Existem várias técnicas de redação que podem tornar seu texto mais suave e fácil de ler.

Parágrafos mais longos tendem a “assustar” o leitor. Portanto, use parágrafos curtos de até 5 ou 6 linhas. O leitor pode respirar entre eles.

Outra dica é alinhar o texto à esquerda. Não use textos bloqueados, pois tornarão a leitura tediosa.

Finalmente, não crie um texto enorme sem pausas, use legendas para dividi-lo em até quatro ou cinco parágrafos

5 – Use metáforas e exemplos

Quando um conceito parece mais complexo, usar metáforas e exemplos para contextualizá-lo pode fazer o leitor entender a situação e entendê-la mais facilmente.

Quanto mais próximo da realidade real da pessoa, mais ela pode se identificar e tornar seu argumento mais convincente e persuasivo.

6 – Esclareça todas as possíveis dúvidas dentro do seu copy

Muitas pessoas não podem comprar porque temem que o produto ou serviço não atenda às suas expectativas.

Uma forma de resolver este problema é apresentar casos e recomendações às pessoas que já utilizaram o seu produto / serviço.

Depoimentos trazem uma forte impressão em sua marca, pois elimina ou até ameniza as dúvidas e desconfortos do desconhecido.

7 – Conte uma boa história

O fato é que ser humano é viciado em história. Todo mundo adora uma boa história, uma boa história é quase impossível de ser ignorada. Além disso, histórias tem o poder de conectar, inspirar, motivar ou comover alguém.

Com um bom storytelling, você poderá captar a atenção do leitor ou espectador para sua carta de vendas ou vídeo de vendas.

8 – Utilize gatilhos mentais

Os Copywriters tendem a usar gatilhos mentais para aumentar o engajamento de suas personas para que estas tomem as decisões certas.

Esses gatilhos são como atalhos que encurtam o processo de decisão e ajudam os clientes em suas escolhas.

Eles mexem com as sensações básicas dos seres humanos por exemplo: curiosidade, aceitação social, urgência, escassez entre outros.

9 – Não use palavras muito difíceis ou longas

Quando as pessoas encontram palavras que não entendem corretamente ou têm dificuldade de ler, elas têm uma desagradável sensação de confusão mental. Isso faz com que o seu texto seja associado a uma linguagem difícil e com poucos argumentos familiares.

10 – Revisão

Além do conteúdo relevante que deve ser repassado, seu texto deve ser revisado várias vezes para corrigir possíveis erros de escrita, tirar ou editar partes que ficaram confusas e corrigir aquilo que não ficou claro para a persona entender.

A persona do seu negócio definirá o tipo de linguagem formal ou informal, mas o texto deve ser escrito corretamente em ambos os casos.

Conclusão

São essas as 10 etapas principais que um bom copy precisa ter. Essas etapas serão um diferencial na hora de entregar o seu copy ou colocar o seu copy no ar.

O copy pode ser aplicado a absolutamente qualquer tipo de venda, desde a venda boca a boca, propaganda, carta de vendas, vídeo de vendas e entre outros.

Se você, que está lendo esse artigo, tem uma empresa de tecnologia, serviços ou um negócio digital, e está precisando aumentar seu faturamento, então minha recomendação é que você se aprofunde nesse assunto e aprenda a ter o seu copywriter para o seu negócio decolar.

Para saber mais detalhes sobre o caminho que eu tracei pra revolucionar a Nerd Rico, clique aqui e preencha a mesma aplicação que me deu acesso a este fantástico mundo do Copywriting.

Um forte abraço,

Que a Força Nerd Esteja com Você.

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2 comentários

  1. O copy esta muitoo em alta ultimamente,
    todo site que vejo de divulgação fala sobre.
    Da até um nervoso em tentar fazer algum que se destaque, mas espero que suas dicas me ajudem.

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